top of page

fNicho e estante

 

O gesso é um material versátil que auxilia na decoração dos espaços internos, entre várias possibilidades do gesso  os nichos se destacam por sua praticidade. Além de ser mais barato que os de madeira, a execução do serviço é rápido. A facilidade de organizaçao de objetos decorativos entre outros é a principal caracteristica dos nichos.

 

 Engana-se quem pensa que o drywall é usado apenas em divisórias e forros, é com esse material que os nichos (a maioria) é feito.

Pra quem tem horror a obras, saiba que este tipo de serviço não suja muito o ambiente, visto que as placas de gesso são revestidas de papel cartão e também não gera muito entulho.

 

A espessura mínima de um nicho é de 75mm, porém com essa espessura  não dá para acomodar muitos objetos, ficando limitado á quadros, objetos mais finos. Com espessura maior, voce pode acomodar desde vasos á livros, é só imaginar e executar.

 

Voce pode fazer nichos nas laterais da cama ou em cabeceiras, nas salas, para embutir a televisão, enfim, em qualquer lugar dá para fazer.

 

O acabamento do nicho é feito com massa corrida (apenas uma "nata") e fundo preparador para gesso. Esse acabamento só poderá ser feito após a secagem completa do gesso, para que ele não fique amarelado.

 

Quando você pensa em parede, certamente logo vem à mente uma superfície robusta, rígida e resistente, feita de tijolos ou blocos, assentados com massa de cimento, conhecida como alvenaria. No entanto, nos novos empreendimentos imobiliários é comum encontrar paredes de drywall, um sistema industrializado de paredes internas, composto por estrutura de aço galvanizado e chapas de gesso acartonado aparafusadas em ambos os lados. Bastante adotado no exterior, o sistema chegou há 20 anos ao Brasil, e vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser limpo, rápido, econômico e racional.

Para identificar do que é feita a parede e como ela funciona, uma das alternativas é consultar o memorial descritivo, onde constam todos os sistemas usados na construção, e no manual do proprietário, que ensina como usá-los. Por força da lei, ambos devem ser entregues pelo incorporador ao consumidor. Outra maneira é bater na superfície. Mas não se impressione com o toc toc surdo e oco. Apesar de parecerem frágeis, essas chapas, que possuem os dois versos de cartão e o recheio de gesso aditivado, são resistentes. Isso, porque o pó de gesso nada mais é do que a rocha gypsita desidratada, e, em contato com a água, ele vira pedra de novo. Além disso, para áreas molhadas ou que sejam mais propensas ao fogo, há versões especiais.

 

 

Paredes de Dry wall

 

Gesso é uma ótima dica de como deixar sua sala mais charmosa, seu quarto melhor iluminado. Mas você sabe a diferença da sanca para o forro de gesso? Conhece os tipos de sanca: fechada, aberta ou invertida? Sabe como chamam os como iluminação embutida direta ou indireta? Entenda de uma vez por todas o que são as sancas de gesso e como podem ser usadas na decoração da sua casa.

Quando pensamos na reforma e decoração de uma casa, um ponto de extrema importância é o teto, pois ele ajuda a determinar o tamanho e a iluminação do ambiente. Hoje em dia um imóvel novo apresenta tetos mais baixos, o que pode dar sensação de que o ambiente é menor do que realmente é. Para disfarçar essa altura e ajudar a distribuir a iluminação de maneira que o cômodo fique mais confortável, podemos lançar mão do uso da sanca de gesso.

Qual a diferença entre sanca e forro de gesso?

Muitos acham que não há nenhuma diferença e que forro e sanca de gesso são a mesma coisa. Na verdade, há sim diferenças entre eles. Apesar de ambos “formarem” o teto,  o forro de gesso, também chamado de “rebaixamento”,  fica a alguns centímetros da laje e da parede, “substituindo” o teto e criando um efeito muito interessante com sua iluminação direta. Já a sanca deixa o teto à vista, utilizando-o como refletor.

 

decorações em Geral

Molduras, Sancas abertas ou fechadas, Forros liso ou Personalisado, Nichos, Paredes e Insolamento  térmico e acústico etc.

 

Montador ( Gesseiro ) Profissional . Acácio sousa

Trabalhando na área a 11 anos com obras realizadas em São Paulo e  em toda Santa Catarina.

 

Cel: (48) 9193-3328  vivo

Cel: (48) 8452-8985  Oi

Deixando sua  casa ou escritorio no mais alto Padrão.

O gesso é um material muito versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos interessantes, especialmente em forros.

A sanca é uma moldura de gesso ou de outro material instalado no encontro do teto com as paredes. Pode ou não embutir iluminação. As molduras em gesso, tanto as lisas como as decoradas, são muito utilizadas no acabamento entre forro e laje ou forro e parede. 

As sancas podem ser: abertas, fechadas, rebaixadas, iluminadas,... vai do gosto de cada pessoa.

A decoração em gesso, bem elaborada realça e deixa o ambiente mais aconchegante. Hoje o gesso permite criar formas e desenhos no ambiente para tetos ou paredes.
A utilização de sancas, tanto abertas como fechadas, valorizam o ambiente e são decisivas na utilização de luz indireta, permitindo trabalhar-se com cores e luzes para a iluminação de ambientes.

bottom of page